Os painéis solares alemães são os melhores?

Os painéis solares alemães são os melhores?

Os alemães têm uma reputação de produzir os componentes de PV solares de melhor qualidade no mundo – e com razão. A Alemanha liderou o caminho para produzir os melhores e mais consistentes métodos de fabricação de painéis solares. Isso se estende até o ponto em que algumas fábricas são totalmente automatizadas para todo o processo de ponta a ponta.

Por que isso é tão importante?

Existem duas razões pelas quais um processo automatizado de ponta a ponta é importante; controle de qualidade e precisão precisa do milímetro.

Os únicos painéis solares que vale a pena comprar são aqueles que são de um fabricante ‘Tier 1’. Os fabricantes de nível 1 tomam matérias-primas e produzem painéis solares. As empresas do Nível 2 ou da camada 3, por outro lado, só podem produzir algumas partes do painel e comprar o resto, ou, na pior das hipóteses, comprar todas as peças separadamente e apenas montar o painel. Você quer um fabricante de nível 1 para garantir que cada peça seja projetada para se encaixar perfeitamente em todas as outras partes do painel e o controle de qualidade seja consistente.

A segunda razão pela qual você quer um painel com os rigores de fabricação que os alemães colocam é porque os painéis solares não são animais simples para montar. De fato, pequenas diferenças podem ter impactos enormes.

Tomemos, por exemplo, um fenômeno conhecido como Degradação Potencial Induzida (PID). O PID pode causar a saída máxima de um painel cair de forma bastante dramática nos primeiros 2-3 anos de serviço. Um painel com proteção PID pode cair para 98-99% de sua saída máxima original naquela vida adiantada, enquanto um painel sem proteção PID cairá para, em média, 94-95% da saída original.

A diferença entre os dois painéis? O revestimento anti-reflexo do primeiro painel é uniforme em todo o painel. O segundo painel, no entanto, tinha menos de um milímetro de espessura de irregularidades sobre este mesmo revestimento. Essa é uma diferença de 5% entre os dois apenas de uma única camada do painel – e nem mesmo uma das camadas envolvidas na produção de energia!

Isso significa que os painéis alemães são melhores que os painéis chineses?

Os painéis chineses são mais um saco misto do que os painéis alemães. Incentivos generosos do governo chinês levaram a um grande número de fabricantes de painéis que aparecem. Algumas dessas empresas são muito boas, empresas de nível 1. No entanto, há uma série de fabricantes mais pobres aproveitando o esquema de incentivos que eles têm na China.

O que isso significa é que, enquanto um bom número de marcas chinesas são de qualidade similar às marcas alemãs, você precisa ser mais criterioso quando se olha para qual marca chinesa específica você compra.

Todos os painéis alemães são fabricados na Alemanha? Se eles não são feitos na Alemanha, eles são piores?

A indústria solar alemã chegou a um tamanho onde tem clientes em todo o mundo. Para basear toda a fabricação na Alemanha e então ter que enviar painéis para lugares como a Austrália, torna-se muito caro; o que refletiria no preço do painel.

Portanto, várias empresas alemãs possuem fábricas em vários locais diversos. Um exemplo é a empresa alemã de painéis solares Conergy. Os painéis da Conergy que chegam na Austrália são fabricados pela fábrica da Malásia. Isso de modo algum indica que os painéis são pior; na verdade, a fábrica na Malásia é construída como uma réplica exata da fábrica completamente automatizada em Frankfurt Alemanha.

Marcas alemãs comuns vendidas na Austrália (Todas as empresas de nível 1):